quinta-feira, 18 de março de 2010

Afiando facas

Sempre tem alguém (normalmente mãe ou uma tia) chorando pra passar um "afiador de facas" na rua. Não importa o quanto demore, elas continuam dizendo repetidas vezes sobre as facas "cegas" na cozinha... duro né? Pior do que isso, é quando você é um desses apaixonados por facas e canivetes (ou na verdade o seu pai que fritou de escutar sobre as tais facas cegas e resolveu dar um jeitinho) e METE UMA LIMA NA LÂMINA!!!

SOCORRO!!!!! (provavelmente é isso que aquela pobre faca indefesa está gritando entre os desbastes da lima)
Então, vamos lá tentar fazer de uma forma menos pior possível, ok?

Nada de LIMA, a não ser que você tenha uma barra de aço e deseje fazer o formato da lâmina. Fazer facas também é divertido. Existe no mercado uma pedra de afiar facas, vendida em lojas de material de construção ou lojas de materiais de cozinha:

Vocês percebem que há duas cores, uma é da parte mais grossa e a outra da parte mais fina. Quando e porque utilizar qual delas? Depende do seu objetivo. Se for  para fazer um fio rápido em uma faca de cozinha que logo logo sua mãe vai usar para raspar grade do fogão (e você perder todo o trabalho feito) use a parte mais grossa mesmo... mais rápido e serve pra cortar as verduras e tudo mais... Agora, caso sua mãe seja mais cuidadosa com as facas, não usando como objetos de raspar ferrugem, use primeiro a parte mais grossa (ou mais áspera)e depois use a mais fina (ou menos áspera). Essa medida é a mesma que se deve tomar para fazer o fio daquele super canivete que você acabou de comprar! Lindão, brilhante, bonito... e cego que nem o Geraldo Magela... decepcionante? Mãos à obra e faça o fio!

Ah! Reclamando que não tem grana pra comprar a pedra de afiar? Opção alternativa: um pedaço de madeira e lixas! (mais uma vez recorram ao depósito de materiais de construção!). Um toco de madeira vai proporcionar, basicamente duas faces grandes e lisas para utilizarmos (eliminando as laterais), em cada uma delas cole uma lixa de diferente granulação: uma mais fina (180-320) e uma mais grossa (80-100). Com isso terá um fio perfeito! Outra opção são pedras de rio, uma mais áspera e outra bem fininha (não totalmente lisa!), as katanas (espadas japonesas) são afiadas dessa forma.

Agora que vem a parte técnica mais importante! Não pensem que açougueiro é fera para fazer fio e fazem extremamente rápido e com precisão, Edward Mãos de Tesoura só na TV... Aquilo pode ser chamado de vício de açougueiro! Primeiramente a CHAIRA (aquela haste que eles usam) não é feita para FAZER fio e sim para FIRMAR fio da lâmina (Após fazermos o fio, o "firmamento" ajuda a lâmina a ter um corte muito mais preciso, retirando as rebarbas de metal que ficam sobrando). Para afiar facas de uma forma bacana, tem que ter paciência!

Sem desespero e muita paciência, vamos tentar manter um ângulo de 45° com a pedra de afiar, fazer apenas de um lado e depois do outro. Quando o fio estiver centralizado no centro da lâmina é hora de parar. Muito cuidado para fazer o fio em toda extensão da lâmina, senão teremos um corte esguio... Segunda etapa, refazer o fio com a faca em um ângulo de 30° em relação à pedra! Essa redução ajuda a fazer o corte mais fino e preciso! O teste que sempre utilizo para averiguar a precisão do corte é segurar uma folha de papel com uma mão e da borda de cima, descer a faca, tentando cortar o papel, se cortar está bom! Caso contrário, volte até a pedra novamente até que fique de seu gosto.

Qualquer coisa, perguntem e eu tento ajudar!

Abrs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário